Cartucho do Commodore 64, VIC 20. |
Cartucho (Também conhecido como Fita e mais conhecido pelo termo "cassete" em Portugal) é um meio de armazenamento utilizado principalmente para guardar os dados referentes a um jogo de videogame (tal como imagens, sons, vídeos, etc). Estas informações são lidas pela console, que contém o processador que executa o software do jogo. Atualmente os cartuchos usados em videogames são substituídos por DVDs, pelo fato de terem mais espaço para o armazenamento e melhores condições gráficas e auditivas
Funcionalidade
Ao contrário dos dispositivos a laser, tais como CDs e DVDs, a velocidade de acesso aos cartuchos é extremamente alta. Um exemplo é o antigo Game Boy Color que tinha acesso direto a memória do cartucho não necessitando de carregar na memória RAM. Sua capacidade de armazenamento, entretanto, é bastante reduzida. Até hoje, o maior jogo lançado em um cartucho, pela Nintendo, ocupou 2GBit (256MB, um cartucho do Nintendo DS armazena no máximo essa quantidade pelo que foi divulgado pela Nintendo, enquanto as mídias digitais, estão disponíveis em tamanhos que vão de 700MB (CD convencional), 1GB (GD utilizado no Dreamcast), 4GB (DVD convencional), 9GB (DVD-Dual Layer) e até 50GB (Blu-ray).
Segurança
Por serem difíceis de piratear, a Nintendo apostou em cartuchos para consoles até o Nintendo 64 (o seu sucessor, o GameCube utiliza uma espécie de mini DVD, chamado Nintendo optical disc, igualmente difícil de copiar) e ainda usa nos seus portáteis, o Game Boy Advance e o DS. Geralmente, os cartuchos são compostos basicamente da sua cobertura de plástico, e a placa interna contendo seus chips de memória para funcionamento. Seu formato e tamanho, são variáveis ao tipo de console que servem. Por exemplo, um cartucho para o console Mega Drive possui características físicas e lógicas diversas em relação a um cartucho do console Atari.Atualmente, os cartuchos de Nintendo DS são muito mais finos do que os cartuchos de antigamente por não possuírem mais estes chips, e sim, memória flash, se comparado aos cartuchos do Neo Geo que tinham largura de 20cm, contra 3cm do DS, é uma verdadeira evolução. Na história dos videogames, sabe-se que a única fabricante que tentou produzir um cartucho com capacidade de acoplar-se a outro foi a Sega, em 1994, quando desenvolveu para o Mega Drive o cartucho Sonic & Knuckles, que contava com uma abertura com tampa na parte superior que permitia conectar outro cartucho sobre este, tecnologia conhecida na época como Lock-On. O Lock-On permitia que Sonic & Knuckles se acoplasse aos jogos como o primeiro Sonic, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic the Hedgehog 3, causando alterações funcionais nos mesmos (assim como outros jogos do Mega Drive). Esta tecnologia ainda é utilizada no Nintendo DS, com uma pequena diferença por ter dois slots de cartuchos.
Utilidades em outros aparelhos
Coloca-se um cartucho de Game Boy Advance, exemplo: Sonic Advance, e outro de DS, Sonic Rush, geralmente libera-se algo no jogo de DS. O Super Nintendo também possuia um adaptador de jogos: o Super Game Boy, que servia para jogar os jogos do portátil no console doméstico da Nintendo, assim como o Game Gear com o adaptador para Master System. Outro cartucho interessante é o do Atari Jaguar, que era um CD player para rodar jogos em CD. O Sega 32X um acessório que entrava na entrada de cartuchos do Mega Drive transformava ele em um console de 32bits.
O Super Game Boy permitia que os jogos do Game Boy rodassem no Super Nintendo. |
muito bom !!
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