links 2

O QUE VOCÊ PROCURA ? DIGITE ABAIXO PARA FAZER SUA BUSCA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CONHEÇA OS CARTUCHOS

Cartucho do Commodore 64, VIC 20.


Cartucho (Também conhecido como Fita e mais conhecido pelo termo "cassete" em Portugal) é um meio de armazenamento utilizado principalmente para guardar os dados referentes a um jogo de videogame (tal como imagens, sons, vídeos, etc). Estas informações são lidas pela console, que contém o processador que executa o software do jogo. Atualmente os cartuchos usados em videogames são substituídos por DVDs, pelo fato de terem mais espaço para o armazenamento e melhores condições gráficas e auditivas

Funcionalidade

Ao contrário dos dispositivos a laser, tais como CDs e DVDs, a velocidade de acesso aos cartuchos é extremamente alta. Um exemplo é o antigo Game Boy Color que tinha acesso direto a memória do cartucho não necessitando de carregar na memória RAM. Sua capacidade de armazenamento, entretanto, é bastante reduzida. Até hoje, o maior jogo lançado em um cartucho, pela Nintendo, ocupou 2GBit (256MB, um cartucho do Nintendo DS armazena no máximo essa quantidade pelo que foi divulgado pela Nintendo, enquanto as mídias digitais, estão disponíveis em tamanhos que vão de 700MB (CD convencional), 1GB (GD utilizado no Dreamcast), 4GB (DVD convencional), 9GB (DVD-Dual Layer) e até 50GB (Blu-ray).

Segurança

Por serem difíceis de piratear, a Nintendo apostou em cartuchos para consoles até o Nintendo 64 (o seu sucessor, o GameCube utiliza uma espécie de mini DVD, chamado Nintendo optical disc, igualmente difícil de copiar) e ainda usa nos seus portáteis, o Game Boy Advance e o DS. Geralmente, os cartuchos são compostos basicamente da sua cobertura de plástico, e a placa interna contendo seus chips de memória para funcionamento. Seu formato e tamanho, são variáveis ao tipo de console que servem. Por exemplo, um cartucho para o console Mega Drive possui características físicas e lógicas diversas em relação a um cartucho do console Atari.
Atualmente, os cartuchos de Nintendo DS são muito mais finos do que os cartuchos de antigamente por não possuírem mais estes chips, e sim, memória flash, se comparado aos cartuchos do Neo Geo que tinham largura de 20cm, contra 3cm do DS, é uma verdadeira evolução. Na história dos videogames, sabe-se que a única fabricante que tentou produzir um cartucho com capacidade de acoplar-se a outro foi a Sega, em 1994, quando desenvolveu para o Mega Drive o cartucho Sonic & Knuckles, que contava com uma abertura com tampa na parte superior que permitia conectar outro cartucho sobre este, tecnologia conhecida na época como Lock-On. O Lock-On permitia que Sonic & Knuckles se acoplasse aos jogos como o primeiro Sonic, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic the Hedgehog 3, causando alterações funcionais nos mesmos (assim como outros jogos do Mega Drive). Esta tecnologia ainda é utilizada no Nintendo DS, com uma pequena diferença por ter dois slots de cartuchos.
Uma comparação do cartucho do Super Famicom (japonês) acima e do Super Nintendo (americano) abaixo. Nota: O exemplo utilizado para o modelo japonês não deve ser levado em consideração os dois chips extras a cada lado do chip principal, pois se trata de um jogo que utiliza chips especiais, enquanto o modelo americano é (possivelmente) um jogo sem chips especiais.
                                          

Utilidades em outros aparelhos

Coloca-se um cartucho de Game Boy Advance, exemplo: Sonic Advance, e outro de DS, Sonic Rush, geralmente libera-se algo no jogo de DS. O Super Nintendo também possuia um adaptador de jogos: o Super Game Boy, que servia para jogar os jogos do portátil no console doméstico da Nintendo, assim como o Game Gear com o adaptador para Master System. Outro cartucho interessante é o do Atari Jaguar, que era um CD player para rodar jogos em CD. O Sega 32X um acessório que entrava na entrada de cartuchos do Mega Drive transformava ele em um console de 32bits.

O Super Game Boy permitia que os jogos do Game Boy rodassem no Super Nintendo.

                                                  

Complementos

Outra coisa interessante nos cartuchos é a possibilidade de colocar peças "faltantes" do console no cartucho. Star Fox, do Super Nintendo, contém processadores para polígonos que o console não tem. Essa é uma opção bastante interessante, pois se o videogame torna-se obsoleto facilmente, coloca-se outro processador no cartucho. Wario, do Game Boy Advance, possui sensor de movimento, assim como vários outros jogos. Até a televisão é possível de se usar em videogames portáteis, graças a cartuchos como Game Gear TV Tuner, Nintendo DS TV Tuner e GBA TV Tuner. Não podemos esquecer de cameras digitais como o caso da Game Boy Camera cartucho com câmera do Game Boy.

 


 

Um comentário:

é permitido qualquer tipo de comentário, que seje critica ou elogio, mas NÃO ultilize palavras vulgares de baixo caráter,nem comente sobre coisas que não interessa ao site e seus leitores, comentarios desse tipo serão excluidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LISTA DE POSTAGENS