links 2

O QUE VOCÊ PROCURA ? DIGITE ABAIXO PARA FAZER SUA BUSCA

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ADAPTAR UM CONTROLE DE NES PARA FUNCIONAR NO PC




TÁ COM UM CONTROLE NES SOBRANDO? FAÇA ELE FUNCIONAR NO PC.

Muita gente costuma jogar NES no PC via emulador, geralmente pela facilidade e também pela economia. Só que na maioria das vezes, acabam utilizando o teclado do computador para isso, o que, para determinados jogos, acaba sendo péssimo.

Por João Luís

O controle de NES pode ser facilmente adaptado para ser utilizado em qualquer PC com poucas modificações, mesmo para pessoas com conhecimento zero em eletrônica. Além disso, as peças utilizadas são extremamente baratas, e o resultado final muito recompensador.

Abaixo seguiremos com um tutorial de como adaptar seu controle de NES para o PC, e também gostaria de agradecer ao Vladnov pela apresentação de muitas informações aqui contidas, pelas indicações, e pela influência para a criação do mesmo. Créditos totais a ele.

Do que você vai precisar?

Material:
- Um controle de NES.
- Um conector DB-25 com caixa. O mesmo de porta paralela de impressora.
- Cinco DIODOS 1N914 ou similares. Facilmente encontrado em lojas de componentes por centavos.
- Alguns pedaços de fio.
Ferramentas:
- Um ferro de solda.
- Um pedaço de solda.

Montagem

Não há segredo nenhum na montagem desta adaptação, basta seguir ATENTAMENTE ao esquema abaixo mostrado. Atente também sobre a POSIÇÃO dos DIODOS, se eles forem colocados invertidos, o controle não funcionará.
Tome como parâmetro essas duas ilustrações, uma com a posição correta do diodo, e a outra com a pinagem do conector DB-25:
Posição do diodo real em relação ao do diagrama:
Posição dos diodos
Posição dos diodos
Pinagem do conector DB-25:
Pinagem DB-25
Pinagem DB-25

Esquema

Esse primeiro esquema é para a montagem de um controle apenas. Porém, este esquema de adaptação permite ligar até CINCO controles simultaneamente. Para ligar apenas um, siga este diagrama abaixo. Caso queira ligar mais de um, pule para o diagrama seguinte, onde explico melhor essa parte.
Esquema para um controle
Esquema para um controle

Ligando mais de um controle

Para ligar de 2 a 5 controles, ligue normalmente todos os pinos nos demais controles, MENOS o PINO 7 do NES, que, na ligação do controle 1, irá para o PINO 10 da porta paralela, mas nos controles subseqüentes, irá em outras posições, como mostra esta tabelinha abaixo:
Tabela
Tabela
Perceba que, para o Controle 1, o pino 7 do NES vai no pino 10 da paralela. E no controle 2, o pino 7 do NES vai no pino 12 da paralela. Basta seguir essa tabela para ligar os demais controles, SEMPRE lembrando que TODOS os outros pinos são ligados igualmente em TODOS os outros controles. Só muda o lugar do pino 7 do NES mesmo, o resto é igual.
Segue aqui uma ilustração para ligar 2 controles ao mesmo tempo, que é o mais usado, pouca gente adapta mais do que isso. Essas cetas vermelhas eu coloquei para mostrar a localização dos pinos que são trocados na hora de adaptar vários controles, estão aí somente pra você se localizar melhor:
Adaptando dois controles
Adaptando dois controles

Utilização do DRIVER para o funcionamento

Obviamente você precisa de um driver para o controle funcionar na sua máquina. O mais utilizado é o famigerado PPJoy. Ele é de uso muito intuitivo, basta instalar e configurar corretamente com o tipo de controle adaptado (no caso, de NES).
Link para DOWNLOAD - http://www.geocities.com/deonvdw/Docs/PPJoyMain.htm

Dicas de montagem

Teoricamente, a adaptação é simplesmente isso que foi mostrado, mas você provavelmente não vai querer cortar o conector do seu NES para apenas colocá-lo no PC. Uma das alternativas mais viáveis e fáceis, é MOLDAR um conector de DUREPOX. Idéia originalmente bolada pelo Vladnov (thanks again, Vlad!).
Você precisará de alguns pinos que simulem o macho do conector. É fácil arrumar removendo de conectores estragados de PC. Ou, em último caso, usar aqueles clips de papel grandes, que tem o metal grosso. Veja se ele entra no seu conector, se sim, corte pedaços e solde em alguns fios para ligar no conector da paralela.
Depois, encape o conector do controle do NES com um pedaço de sacola plástica para o Durepox não grudar, e insira CORRETAMENTE os pinos correspondentes em seus respectivos lugares. Após isso, molde cuidadosamente seu conector caseiro em torno do conector do NES. Deixe secar por pelo menos um dia para ficar bem duro. E então, seu conector ficará prontinho para remover o joystick e introduzí-lo novamente com muita facilidade.
Outra opção, é usar conectores de um NES estragado, fazendo a adaptação na traseira deles, podendo encaixar os controles ali como se fosse um NES real. Só é mais complicado do que o modelo com Durepox, pelo fato de ser difícil achar um NES doador para fazer isso. Mas, se encontrar, é melhor ainda.

Fotos de adaptadores prontos e funcionais

Essas fotos são do adaptador que o Vladnov fez, encontradas em dois tópicos dele.
Esse primeiro foi feito com o conector moldado em Durepox:
dsc055035gvvd5.jpg.
dsc055053qfpq4.jpg
Esse outro utilizando conectores de um NES real, inclusive para 2 controles ao mesmo tempo:
35neea3.jpg.
16fyhf3.jpg.
20cpse9.jpg,

2 comentários:

  1. Ola Amigo, as imagens não aparesem, tem como escrever quais são os pinos e onde liga-los no db-25 pois tenho um controle de nes aqui e não tem em lugar nenhum o esquema dele! valeu desde já1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que eu nem sei, tente encontrar no site fonte http://nesarchive.net/v4/

      Excluir

é permitido qualquer tipo de comentário, que seje critica ou elogio, mas NÃO ultilize palavras vulgares de baixo caráter,nem comente sobre coisas que não interessa ao site e seus leitores, comentarios desse tipo serão excluidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LISTA DE POSTAGENS