O controle do esperado PS4, foi anunciado no PlayStation Meeting. A Sony contrariou boatos de que modificaria seu controle no novo console, mantendo a linha DualShock, com a quarta versão do joystick sendo produzida. O novo controle, porém, seguiu outros rumores com itens já citados antes da revelação, como um painel sensível ao toque no meio.
![]() |
| Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução) |
As alavancas analógicas e os outros botões continuam os mesmos, nos mesmos lugares, apenas com algumas modificações estéticas, como nos gatilhos L2 e R2 e na “pegada” do analógico. O design geral do controle também mudou um pouco – ele ficou mais “magrinho”.
Outra novidade que aguarda os jogadores no DualShock 4 é a presença de um tipo de sensor que a Sony chamou de “câmera estéreo”, capaz de capturar os movimentos do controle com profundidade de ambiente e também sons. Pouco se sabe sobre o novo acessório.
Dual Shock surgiu no primeiro console da Sony, o PSOne. O joystick trazia um mecanismo baseado no Rumble Pack do Nintendo 64, que permitia vibrar o controle de acordo com o jogo. Ele também revolucionou ao apresentar dois analógicos no joystick, além de quatro botões na parte de cima do controle.
Mais detalhes do controle do PS4 (Foto: Léo Torres/TechTudo)
A segunda versão, o DualShock 2, trouxe como inovação a possibilidade de pressionar os direcionais e obter um novo botão. Apesar do movimento funcionar no modelo antigo, os jogos da época não utilizavam o recurso em sua programação. O controle também passou a ser preto e vinha em qualquer modelo do PlayStation 2.
Já a terceira versão do controle trouxe como inovação o sistema wireless. O DualShock 3 até contava com um fio, mas este era usado para carregar o controle, o que também acabou sendo uma inovação. Os gatilhos R2 e L2 também estão maiores e com mais profundidade, principalmente para atender aos jogos que exigem uma certa dosagem na hora de pressioná-los, como games de corrida e de tiro. Para completar, ele também conta com o botão Home para que o menu principal do PlayStation 3 seja acionado a qualquer momento.
.*Felipe Vinha Para o TechTudo , via tech tudo
Fonte da imagem/Divulgação/Sony
Aconteceu ontem (20) o PlayStation Meeting, o evento em que a Sony anunciou o tão aguardado PlayStation 4 para o público. Uma das maiores novidades veio por conta do novo joystick apresentado pela empresa: o DualShock 4 é a evolução natural da versão anterior dos controles da Sony.
O novo DualShock segue o mesmo padrão dos modelos anteriores, trazendo os quatro botões já tradicionais do PlayStation: X, triângulo, quadrado e círculo. O direcional digital continua com o mesmo formato e os dois direcionais analógicos receberam uma nova cobertura côncava, o que deve garantir mais firmeza na hora dos movimentos.
Os botões L1 e R1 continuam existindo e os gatilhos L2 e R2 receberam uma repaginada no visual para acompanhar o novo formato do controle, que promete uma “pegada” mais ergonômica e precisa. O joystick também possui um sistema de sensor de movimentos de seis eixos embutido.
Touchpad no joystick
A maior novidade do DualShock 4 certamente é o touchpad encontrado na parte superior do dispositivo. O mecanismo utiliza a tecnologia capacitiva (com dois pontos e clicável) para a detecção dos movimentos de entrada e vai permitir aos jogadores comandos personalizados e uma maior liberdade dentro dos games.
Outra interessante novidade implementada pela Sony no controle é a barra luminosa encontrada na parte superior. Os três LEDs coloridos acendem em várias cores e podem mostrar a cor do seu personagem dentro de algum jogo; um modo fácil de identificar cada um dos jogadores que estiverem lado a lado. Essa barra luminosa também pode mudar o seu padrão de comportamento durante as partidas, representando a vitalidade do personagem, por exemplo.

O DualShock 4 também virá com um alto-falante embutido e um conector para headsets, permitindo que os jogadores possam desfrutar de efeitos sonoros de alta fidelidade dos games e também bater papo com os amigos que também estão jogando online.
Transmitindo o gameplay via streaming
Os botões Start e Select foram substituídos pela tecla Options. A surpresa fica por conta do botão Share (compartilhar), que foi incorporado ao joystick. Através dele, os jogadores poderão compartilhar seus triunfos e conquistas nas redes sociais ou até mesmo transmitir o gameplay em tempo real via streaming.
Para completar, a nova PlayStation Eye é uma barra com duas câmeras incorporadas que deverá ficar próxima ao televisor. As duas câmeras possuem alta sensibilidade e podem detectar as barras luminosas de cada um dos controles ligados. Dessa maneira, ela pode identificar cada um dos jogadores e proporcionar novos modos de jogo através da detecção dos movimentos.

A nova PlayStation Eye também é inteiramente compatível com os controles de movimento PlayStation Move, oferecendo uma precisão muito maior na hora dos jogos.
O DualShock 4 vai se conectar com o console via Bluetooth e terá uma bateria recarregável, assim como o seu antecessor. A Sony não cometeu o mesmo erro quando lançou o PlayStation 3 e decidiu incorporar desde já o sistema de vibração nos seus controles.
Fonte: Sony, via: baixaki jogos
OPINIÃO DE NOSSO SITE:
Novas tecnologias são sempre bem vindas, muito boas as novidades colocadas no controle, apesar do sensor de movimentos já existir no sixaxis do ps3 e nos controles do wii, e a tela ser na verdade uma imitação do wii-u que pelo visto não está fazendo muito sucesso, mas sinceramente eu gostei, minha única objeção é o formato do controle que sinceramente é horrível se compararmos com os controles anteriores da sony o dual shock 1,2 e 3 que na minha opinião é o são os controles mais bonitos e de melhor pegada já desenvolvidos, na minha opinião a sony já errou em mudar alguns detalhes do dual shock 2 para o 3m pois aquele botão home (ps) do controle do ps3 não ficou muito bonito, mas sou obrigado a concordar que os gatilhos L2 e R2 ficaram melhores, mas os gatilhos do controle do XBOX360 são muito melhores, então resta saber se os do dual shock 4 serão assim, e um ponto positivo que vi no dual shock 4 é a forma de seus analógicos que são parecidos com os do xbox360 que dão uma pegada melhor, mas eu acho que se a sony pudesse reunir todas essas tecnologias: os gatilhos, a tela, os analógicos, os sensores de movimentos e é claro o design do dual shock 2 ficaria bem melhor e se não fosse pedir demais uma câmera, microfone e que todos os botões : X, CIRCULO, TRIÂNGULO, QUADRADO fossem botões de pressão ou seja, se apertasse muito ele corria muito, se apertasse pouco ele corria pouco, tipo os analógicos, aí sim ficaria um controle fabuloso








.jpg)




.jpg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
é permitido qualquer tipo de comentário, que seje critica ou elogio, mas NÃO ultilize palavras vulgares de baixo caráter,nem comente sobre coisas que não interessa ao site e seus leitores, comentarios desse tipo serão excluidos.